Covid-19 (coronavírus) e a sua viagem?
Márcio Alves: A Disney nos Estados Unidos está fechada e voos com origem na Europa foram proibidos pelo presidente Donald Trump.
Ana Paula: já a Itália está em quarentena com milhares de casos. No mundo são mais de 130 mil casos confirmados e 5 Mil mortos.
Márcio Alves: No Brasil, no momento em que gravamos este vídeo, já são mais 60 casos confirmados e 930 suspeitos incluindo o presidente da República, Jair Bolsonaro.
Ana Paula: A vacina para este novo vírus deve demorar pelo menos um ano para ficar pronta.
Márcio Alves: A taxa de morte é maior entre idosos e pessoas que já apresentavam doenças crônicas.
Ana Paula: Quer saber como fica a sua viagem em meio a essa situação de pandemia? Acompanha o vídeo até o final.
Márcio Alves: Antes de falarmos sobre como fica sua viagem depois que a OMS declarou situação de pandemia em relação ao covid-19, precisamos dá alguns esclarecimentos:
Ana Paula: Primeiro de tudo, calma tripulantes, não precisa entrar em desespero. Tem muita gente comprando máscaras, álcool em gel e deixando supermercados e farmácias desabastecidos.
Márcio Alves: Claro, amigos. A taxa de letalidade dessa doença é de 3%, percentual menor do que a dengue, que uma conhecida nossa de longa data e para qual precisamos continuar tomando cuidado.
Ana Paula: Exatamente,inclusive Curva de contaminados da china começou a cair. Devemos ter os mesmos cuidados como quando estamos gripados.
Márcio Alves: Portanto, da mesma forma que evitamos contaminar nossos amigos e familiares quando estamos gripados, neste momento devemos reforçar os hábitos de higiene como lavar as mãos com frequência.
Ana Paula: evitar passar a mão no rosto. Bem como visitas a pessoas que estão no grupo de risco bem como idosos.
Márcio Alves: Isso. A taxa de letalidade é maior em idosos e pessoas com doenças crônicas. Portanto, devemos protegê-los.
Ana Paula: É recomendado que ao tossir cobrir a boca com a parte interna dos braços ou lenço. E nunca com a mão.
Márcio Alves: Nós brasileiros somos muito calorosos, mas o momento é de atenção. Então evite cumprimentos como aperto de mão e abraços, especialmente se você ou a outra pessoa estiverem gripadas.
Ana Paula: Lembrando que existe um aplicativo chamado Corona Vírus SUS, e tá disponível para Android e IOS. Lá você vai ficar por dentro de todas as recomendações e como anda a doença.
Márcio Alves: Feitas as recomendações, vamos falar então da sua viagem. Primeiro para quem está voltando de viagem internacional.
Ana Paula: Tripulantes, o Ministério da Saúde recomenda que viajantes que estão chegando no Brasil fiquem em casa por 7 dias.
Márcio Alves: É um cuidado natural para evitar o contágio de mais pessoas.
Ana Paula: Agora se você está indo viajar para fora do Brasil e puder adiar essa viagem, é a melhor decisão no momento.
Márcio Alves: Isso mesmo, mas segundo o CEO da empresa Gol linhas aéreas, baseado em informações das autoridades de saúde, destinos na América do Sul e América central ainda não tem nenhuma recomendação ou restrição especial.
Ana Paula: Já as empresas latam e azul informaram que vai reduzir a quantidade de vôos internacionais em até 30%.
Márcio Alves: Agora se você pretende cancelar a sua passagem e não sabe como, a ANAC informa que o passageiro pode desistir da compra, e receber o valor integral.
Ana Paula: Mas isso só vai ocorrer para aqueles tripulantes que tiveram sua passagem comprada com antecedência de 7 dias ou mais, da data do vôo.
Márcio Alves: fora dessa situação, a devolução vai depender do tipo de bilhete adquirido e o desconto feito pelas companhias a título de taxa de cancelamento é em média 20% do valor do bilhete.
Ana Paula: Tem empresa que está oferecendo a remarcação dos bilhetes. Então é sempre bom entrar em contato com a sua companhia para avaliar a melhor opção para você.
Márcio Alves: Lembrando que se ficar insatisfeito com a solução dada, sempre há a opção de recorrer aos órgãos de defesa do consumidor.
Ana Paula: Mas quase todas as companhias já divulgaram procedimentos para que os viajantes não saiam no prejuízo.
Márcio Alves: Mudando para hospedagem. O Airbnb anunciou medidas especiais para atender a situação atual. Eles decidiram estender o reembolso integral baseado na políticas de cancelamento por motivo força maior.
Ana Paula: Isso significa que se você está viajando para uma região onde há restrições de viagem ativas, poderá receber o valor integral da sua hospedagem.
Márcio Alves: Vocês perceberam que não falamos sobre viagens internas pelo Brasil.
Ana Paula: É que até o momento que estamos gravando este vídeo nenhuma medida de restrição a viagens dentro do Brasil foi divulgada.
Márcio Alves: então dá para manter sua viagem programada sim!
Ana Paula: Desde que mantenha os cuidados que já falamos aqui neste vídeo e fiquem de olho no site do ministério da Saúde e no app do Corona Vírus.
Márcio Alves: O principal vírus que precisamos combater no momento é o da desinformação. Então tome cuidado com a fake news, evite repassar correntes no whatsapp e demais redes sociais.
Ana Paula: tripulante atento é tripulante bem informado. Portanto, instale o app Corona vírus SUS e use os sites de grandes veículos de comunicação para se informar.
Márcio Alves: Os sites das autoridades em saúde, como ministério da saúde também devem ser acessados.
#voltojá #dicasdeviagem #tripulantes #covid_19 #coronavirus #viagem #Europa #EstadosUnidos #Turismo #Eurotrip #passagem #hospedagem #pandemia #oms #china #vacinacovid19 #brazil #brasil #saude #ministeriodasaude #coronavirusnobrasil #covidnobrasil #COVID2019pt
Dicas de Prevenção:
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
- ____
- Spotify: https://open.spotify.com/show/5K7JSjAdzq3wUq05l5HFvw
- Deezer: https://www.deezer.com/show/1073642
- Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC2VA...
- Instagram: https://www.instagram.com/voltojadica...
- Facebook: https://www.facebook.com/voltojadicas...
- Twitter: https://twitter.com/voltojadicas
ENCONTRE O VOLTO JÁ
Comentários
Postar um comentário