Meus investimentos em época de crise



Márcio Alves: Por muito tempo o melhor local e o mais seguro para guardar o seu dinheiro foi a poupança.
Ana Paula: Essa opção reunia num só lugar tudo que o brasileiro mais gosta.
Márcio Alves: ou seja, boa rentabilidade para fazer seu pé de meia ao longo dos anos.
Ana Paula: A garantia que se acontecesse alguma coisa teria o dinheiro de volta.
Márcio Alves: E liquidez imediata, porque até no final de semana dá para fazer saque na poupança.
Ana Paula: Mas, como investimento perfeito não existe, a situação mudou.
Márcio Alves: E agora quem investe na poupança está perdendo dinheiro.
Ana Paula: Mas como investir o seu dinheiro se a poupança não rende nada e a bolsa está mais quebrada que arroz de terceira?
Márcio Alves: Para começar, primeiro você precisa definir seu objetivo. Para que você está guardando dinheiro? Qual a sua meta? Isso ajudará a entender onde colocar seu recurso.
Ana Paula: Se o seu objetivo é ter um dinheiro guardado para se, caso aconteça algum imprevisto, você esteja preparado, então você tem que procurar um investimento de baixo risco.
Márcio Alves: Isso se chama fundo de emergência. Esse deve ser seu primeiro objetivo se você não tem nada guardado.
Ana Paula: O fundo de emergência é aquela graninha que vai te segurar por 6 meses caso você fique desempregado ou perca o estágio.
Márcio Alves: Se você quiser saber mais sobre isso, assisti ao nosso vídeo até o fim e depois dá uma olhadinha lá na descrição porque vamos deixar o link de outro vídeo para te ajudar.
Ana Paula: Ok. Temos o nosso Primeiro objetivo. Agora onde devemos colocar esse dinheiro?
Márcio Alves: Tem que ser um lugar que tenha liquidez, rentabilidade acima da inflamação e o mínimo de segurança.
Ana Paula: Ou seja, você não pode arriscar perder o dinheiro que é justamente para alguma emergência. E como é para situação inesperada ele tem que está na sua mão o mais rápido possível.
Márcio Alves: No meu caso 50% do meu dinheiro, está num fundo do BTG pactual. Esse fundo rende mais que a poupança e eu posso resgatar de segunda a sexta-feira até às 15h.
Ana Paula: Nossos tripulantes devem está se perguntando, E a segurança? Como fica?
Márcio Alves: Ele é lastreado por títulos do tesouro, o que significa que tem risco baixo, ou seja, é para pessoas conservadoras.
Ana Paula: E por falar em tesouro, o tesouro direto também é uma opção para quem quer guardar dinheiro para alguma emergência.
Márcio Alves: Isso mesmo, principalmente no tesouro Selic. Cerca de 10% dos meus investimentos estão no tesouro direto. Ele também rende mais que a poupança e eu posso sacar de segunda a sexta-feira.
Ana Paula: Outra vantagem desse investimento é que a partir de R$ 30,00 você pode começar a juntar seu dinheirinho.
Márcio Alves: Você deve começar por aí que é a chamada renda fixa porque ela te oferece uma rentabilidade a baixo risco e boa liquidez. 
Ana Paula: E só para esclarecer, esse não é o lugar que você colocar aquele dinheiro do casamento ou da formatura.
Márcio Alves: Bem lembrado, se você tem um objetivo que você sabe quando vai ocorrer, aí você deve procurar investimento que tenha uma maior rentabilidade, ainda com baixo risco, mas que vai deixar seu dinheiro guardado por mais tempo.
Ana Paula: Assim garante que você não vai conseguir sacar o dinheiro antes da hora e destruir seu sonho.
Márcio Alves: No meu caso eu tenho CDB e tesouro direto. Ambos pré-fixado. Eu só devo resgatar eles daqui a 5 ou 7 anos.
Ana Paula: Como vocês estão vendo o prazo é maior, então faça a sua reserva de emergência antes de partir para esse tipo de investimento.
Márcio Alves: Por outro lado, eles me dão rentabilidade bem maior, acima de 8% a.a., contribuindo para que eu realize mais rápido o meu objetivo.
Ana Paula: Verdade. Desconfie de investimentos que te oferece tudo num só lugar. Não dá para ter tudo. Portanto, ou ele tem rentabilidade alta, ou liquidez imediata ou tem baixo risco. 
Márcio Alves: Esqueci de dizer que o meu CDB é da modal mais e que quase nenhuma corretora cobra para você investir em tesouro direto. Cerca de 20% dos meus investimentos estão nessas duas opções.
Ana Paula: Então vamos revisar: 50% dos seus investimentos é o fundo de emergência que deve ser alimentado até poder garantir 6 meses de suas despesas pagas.
Márcio Alves: Exato. comparando com um time de futebol, essa é a minha defesa, o objetivo não é ganhar dinheiro, mas sim, não perder dinheiro.
Ana Paula: Tá, aí 10% está no tesouro direto selic.
Márcio Alves: Isso. reforçando minha defesa porque tem liquidez quase que imediata. Esse tipo de investimento reforça o meu perfil de não querer correr riscos.
Ana Paula: ou seja, conservador. E aí vem 20% em investimentos que você não pode sacar na hora que quiser, mas que te dar uma rentabilidade mais alta.
Márcio Alves: É o meio de campo. Uso para objetivos específicos e para evitar sacar o dinheiro Antes da hora.
Ana Paula: Mas e o ataque desse time?
Márcio Alves: Aí vem a renda variável. Os 20% restantes eu invisto em ações que é um investimento de alto risco, liquidez baixa, mas que pode dar bons ganhos.
Ana Paula: Vocês perceberam? A última etapa é investir na bolsa, em criptomoeda ou qualquer outro investimento de alto risco.
Márcio Alves: A gente sabe que seu dinheiro é suado e que não pode tá arriscando dessa forma.
Ana Paula: Antes da gente encerrar deixa eu lembrar que deixamos aqui na descrição um link sobre o fundo de emergência.
Márcio Alves: Vai lá conferir! mas não esquece de deixar seu like neste vídeo.
Ana Paula: Compartilha com aquele amigo que sempre te pedi dinheiro emprestado. É só clicar no botão compartilhar.
Márcio Alves: Compartilha também no grupo da família e do trabalho. Quem sabe você vai ajudar mais pessoas.
Ana Paula: E se ainda não for inscrito, se inscreve para ficar por dentro de dicas como essa.
Márcio Alves: Até a próxima
Ana Paula: arrivedechi!
VOLTAMOS JÁ
#crise #fundodeemergencia #reservadeemergencia #investimento btg #cdb #modalmais #tesourodireto #tesouroSelic #economia #FinancasPessoais #dinheiro #poupanca #bolsa #acoes #rendafixa #rendavariavel #rentabilidade #liquidez #baixorisco #seguranca #investidoriniciante #voltojá #dicasdeviagem #tripulantes #mochileiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O curso de inglês do Mairo Vergara vale a pena em 2020?

Pontal da Santa Cruz - Santana do Cariri - CE

SABE AQUELA VIAGEM QUE VOCÊ ESTÁ ADIANDO FAZ TEMPO?